perspectiva

Perspectiva

Perspectiva no desenho é um esquema para se desenhar em em 3 D, existem vários tipos de perspectiva, entre elas algumas são usadas para para desenhar em escala, o que permite medir os objetos no desenho. Esses tipos de perspectivas servem para desenhos técnicos, são precisos nas medidas, mas pouco parecidos com a realidade, pois acabam por distorcer a aparência dos objetos, por isso vou falar aqui da perspectiva que evidencia a aparência mais realística, me refiro aquela perspectiva que apresenta os elementos como os vemos, ou seja, a perspectiva cônica.
Foi lá na época do renascimento que se desmistificou o processo da perspectiva, pois o momento exigia um modo realístico para se retratar tudo, afinal era a época de grandes descobertas, e entre elas a perspectiva, pois o centro do mundo se despertava da longa noite de mil anos que foi a idade média, por isso, sobre essa nova luz era possível agora ver, inclusive ver como se via, afinal, perspectiva cônica é um esquema de organização dos planos no desenho, igual ao esquema que nosso cérebro usa na leitura daquilo que nossos olhos vêem. Só como exemplo vou citar os postes da rua, quando vemos alguns deles, percebemos que os mais distantes parecem menores, e quanto mais longe menor ainda, no entanto reconhecemos que é só aparência, pois sabemos que são do mesmo tamanho, e sabemos disso porque reconhecemos a distância entre eles por comparação. Na perspectiva cônica acontece o mesmo, não se usa medidas em escala como metros ou centímetros, mas sim escalas de proporções, no caso dos postes é feita uma comparação de quantas vezes o primeiro é maior que o segundo ou terceiro. A partir do uso do esquema de perspectiva, esses cálculos não são necessários para cada poste, basta saber o tamanho do primeiro.

Perspectiva cônica

Na perspectiva cônica é possível estabelecer a altura e a distância do observador ao objeto, normalmente prefiro tratar só da altura, mas isso depende também de qual o propósito do desenho, se é um projeto de apresentação ou uma tela com fins artísticos, pois no primeiro caso é interessante demonstrar a precisão das distâncias e tamanhos dos objetos, no segundo, o mais interessante é o equilíbrio da composição em si. Podemos ainda começar o desenho de fora para dentro, ou seja, a partir do que está mais perto, mas tudo vai depender do tipo de cena, se é externa como uma paisagem ou porto, ou se é um cena interna, mas esse pequeno detalhe se ajusta com um pouco de prática. Apesar da minha inépcia como escritor, gostaria de descrever o processo o mais prático possível, então vamos considerar os textos apenas como um apoio aos desenhos.

Ponto de Fuga
Ponto de fuga (pf) é para onde se direciona todas a linhas perpendiculares ou longitudinais de um determinado plano. Para que possamos entender melhor isso,vamos começar com a perspectiva usando um ponto de fuga. Essa é a perspectiva paralela, ela retrata a situação onde o observador está de frente ao objeto. O mais importante é lembrar que nessa situação todas a linhas de altura serão verticais, as de largura serão horizontais e as de profundidade irão para o ponto de fuga.

Linha do horizonte
A linha do horizonte (lh) representa a altura do observador, é nela que fica o ponto de fuga. Como veremos mais adiante, essas situações mudam em outras ocasiões, mas aqui estamos falando da perspectiva paralela, e é muito importante fixar as direções dos planos nessa situação, pois as outras são variações dessas mesmas verdades.


Círculos e curvas

Um dos meios de desenhar curva ou círculos em perspectiva, é fazelo a partir de um quadrado.

Usando 2 pontos de fugas

Para desenhar em perspectiva usando 2 pontos de fugas, use o mesmo esquema que o anterior, porém, um ponto de fuga permanece para as profundidades e um outro ponto de fuga para as larguras. As linhas de altura permanecem verticais.



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